sábado, 18 de julho de 2009

Reforma Ortográfica

Bem, ainda estou criando uma idéia, quer dizer, ideia para uma opinião minha sobre essa reforma.
Já encontrei várias críticas de escritores que apoiam e não apoiam a reforma. Algumas editoras estão sofrendo, pois a reforma ortográfica gera uma corrida contra o tempo e investimentos da ordem de milhões de reais pelas editoras.
O diretor editorial do grupo Ibep e Companhia Editora Nacional, Antonio Nicolau Youssef, estima em R$ 3,5 milhões os gastos extras com a contratação de revisores e descarte do estoque antigo de livros didáticos. "Investimos R$ 850 mil exclusivamente na montagem de uma equipe extra com 16 revisores e um guia de reformulação para adequarmos as obras que serão inscritas no Programa Nacional de Desenvolvimento na Escola (PNDE)”, detalha. Associação Brasileira de Editores de Livros



Além das editoras, nós população temos agora que atualizarmos o vocabulário, rever acentos, pois, como diz Jô Soares: Plateia não tem mais acento!
O nosso amiguinho trema que nós quase nem usávamos mais mesmo (¨) também não pertence mais em palavras da língua portuguesa. Exceto quando é palavra de origem internacional.
O alfabeto também mudou! Agora ele vem com as letras K; W; Y. Constando 26 letras agora.
Bem... mais algumas modificações foram feitas, agora é só irmos atrás dessas informações para atualizarmos...
Eu disse no início que não tinha uma opinião concreta sobre a nova reforma ortográfica, mas escrevendo agora sobre ela achei uma conclusão minha:
Tem muita gente reclamando que vai ter de procurar informações para mudar a forma da escrita, mas se pensarmos num lado bom da reforma ortográfica, é uma forma de estarmos revisando e atualizando nossos conhecimentos, além disso, também conseguimos entender algo que antes não conseguíamos.
Hoje é dia de tecnologia, amanhã é dia de tecnologia... Quando surge um pacote Microsoft Office novo por exemplo, nós vamos atrás e atualizamos, quando surge um celular, mp5, mp12, mp14 ou qualquer diferente tecnologia nova, todos buscamos informações novas para saber manusear aquele instrumento.
Agora pergunto. Por que nós reclamamos em ter de atualizar conhecimentos da NOSSA língua portuguesa? Por que não atualizar um meio que, nós utilizamos tanto com prazer?
Em uma das minhas pesquisas descobri que a língua portuguesa é uma das mais difíceis para se aprender. Então concluo que, temos até um grande privilégio de falar em português. Que tal valorizarmos nossa língua?



Nenhum comentário: